Contábil Sociedade

Inventário de Estoque

Dentre as possibilidades dessa prática, estão duas opções frequentemente aplicadas:

As duas modalidades tem o mesmo objetivo: atualizar os dados do sistema e corrigir eventuais falhas humanas. E nada impede que sejam aplicadas em conjunto. O que realmente interessa é evitar comprometimentos na gestão de recursos financeiros.

Dicas para fazer o inventário de estoque de fim de ano

  1. Estipule uma data: defina exatamente quando será realizada a análise e a contagem do estoque. O mais recomendado é realizar o inventário antes da abertura do expediente ou após o seu encerramento, dessa maneira, é possível ter a certeza de que tudo que será feito corresponderá à realidade da empresa.
  2. Delegue funções: determine quem são os colaboradores que ficarão responsáveis por essa tarefa. 
  1. Organize a loja: é preciso se certificar de que todos os produtos serão analisados para evitar dados equivocados. Separe tudo que estiver com defeito ou impróprio para a venda em um local específico para que os itens sejam contabilizados mas não se misturem aos demais. O inventário do estoque não é apenas uma forma de contar os itens, mas também de organizá-los e mapeá-los para aumentar a eficiência da gestão de estoque. Os espaços físicos também precisam ser identificados para que seja mais fácil encontrar cada item. É o caso, por exemplo, de fazer com que as prateleiras recebam números ou identificações.
  2. Desenvolva um método de contagem: O mais recomendado é que todos os itens sejam contados, um a um, para evitar erros e discrepâncias de valores. Embora seja mais trabalhosa, essa etapa é importante para garantir que os valores sejam totalmente certos. É muito importante que exista uma recontagem para garantir que os valores estão certos. Nesse sentido, uma possibilidade é deixar mais de uma pessoa ou mais de um grupo responsável pela contagem. 
  1. Realize os acertos necessários: uma fez finalizado o inventário de estoque de fim de ano, é hora de fazer os ajustes de acordo com as informações que ele revelou. Assim, você começará o ano seguinte com todos os registros em dia.