Dentre as possibilidades dessa prática, estão duas opções frequentemente aplicadas:
- Inventário de estoque rotativo: nessa modalidade, o estoque é submetido a uma contagem mais frequente, ou seja, que não precisa necessariamente ser apenas no fim de ano. Você pode estabelecer uma atualização mensal, bimestral ou trimestral, conforme as necessidades da sua empresa;
- Inventário de estoque periódico: nessa modalidade, o estoque é submetido a uma contagem completa somente ao final de um período maior, usualmente no fim de ano.
As duas modalidades tem o mesmo objetivo: atualizar os dados do sistema e corrigir eventuais falhas humanas. E nada impede que sejam aplicadas em conjunto. O que realmente interessa é evitar comprometimentos na gestão de recursos financeiros.
Dicas para fazer o inventário de estoque de fim de ano
- Estipule uma data: defina exatamente quando será realizada a análise e a contagem do estoque. O mais recomendado é realizar o inventário antes da abertura do expediente ou após o seu encerramento, dessa maneira, é possível ter a certeza de que tudo que será feito corresponderá à realidade da empresa.
- Delegue funções: determine quem são os colaboradores que ficarão responsáveis por essa tarefa.
- Organize a loja: é preciso se certificar de que todos os produtos serão analisados para evitar dados equivocados. Separe tudo que estiver com defeito ou impróprio para a venda em um local específico para que os itens sejam contabilizados mas não se misturem aos demais. O inventário do estoque não é apenas uma forma de contar os itens, mas também de organizá-los e mapeá-los para aumentar a eficiência da gestão de estoque. Os espaços físicos também precisam ser identificados para que seja mais fácil encontrar cada item. É o caso, por exemplo, de fazer com que as prateleiras recebam números ou identificações.
- Desenvolva um método de contagem: O mais recomendado é que todos os itens sejam contados, um a um, para evitar erros e discrepâncias de valores. Embora seja mais trabalhosa, essa etapa é importante para garantir que os valores sejam totalmente certos. É muito importante que exista uma recontagem para garantir que os valores estão certos. Nesse sentido, uma possibilidade é deixar mais de uma pessoa ou mais de um grupo responsável pela contagem.
- Realize os acertos necessários: uma fez finalizado o inventário de estoque de fim de ano, é hora de fazer os ajustes de acordo com as informações que ele revelou. Assim, você começará o ano seguinte com todos os registros em dia.